Catuaba e Lingua Roxa

Esse troço tá me deixando pobre. Melhor suspender. E dá uma ressaca.

4.9.07

O mercado financeiro

Err. 1 semana antes do dia 25 de julho estava preocupado com dinheiro por vários motivos pessoais. Achei que precisava acelerar o rendimento das minhas economias e decidi tirar todo o meu dinheiro da poupança e po-lo em um fundo de ações da Petrobrás. Tinha tudo para dar certo, a meses o mercado vinha bem e no ultimo mês a Petrobrás tinha subido 12% acumulado no mês. Pensei comigo q nos proximos meses deveria ganhar muito dinheiro. E que mesmo que tivesse problemas acreditei q era o melhor investimento a longo prazo. E apliquei o dinheiro todinho, não seguindo inclusive o conselho do meu pai que achou que não era uma boa idéia.
Bom, depois veio os problemas q citei no post anterior e no meio de tudo isso a crise americana de crédito imobiliário.
Resumindo a história parece que na época das vacas gordas por lá os bancos sairam emprestando dinheiro adoidado pra financiamento de casas a pessoas que não tinham assim tanto crédito. E esses emprestimos foram transformados em titulos de divida imobiliaria e jogados no mercado. E como o indice de inadimplencia foi grande. O bicho pegou.
Demorei um pouco pra entender porque diabos isso afetava a nossa bolsa de valores (e afeta), principalmente da forma que afetou (cheguei a perder mais de 15% do dinheiro que apliquei, fiquei realmente assustado). Mas logo compreendi que infelizmente nossa bolsa de valores é muito dependente do capital estrangeiro. Quando as coisas estão bem lá eles aproveitam pra colocar dinheiro aqui também e ganhar dinheiro com as ações daqui e etc.
Mas quando as coisas vão mal lá eles querem vender o que eles tem aqui. O que causa desvalorização e um efeito cascata. Todo mundo passa a querer vender pra não tomar preju e o preço cai lá pra baixo.
O fato é que com as ultimas noticias do FED e o discurso do presidente Bush. E a alta do petroleo. As ações da petrobrás subiram bastante nos ultimos dias e recuperei grande parte do dinheiro, embora ainda falte um poquinho pra recuperar tudo.
Mas com tudo isso aprendi q mesmo q eu tivesse bem devo ter sangue frio pra essas coisas.
Ah, um endereço pra acompanhar a cotação dos papeis da ibovespa:
http://www.economiaemdia.com.br/br/acoes_bovespa.aspx

Andei procurando comunidades sobre o assunto e achei uma recém criada por um tal de sr milionario.
Olhando o perfil dele vi o blog dele. É interessante olhar:
http://blogdomilionario.zip.net/
Talvez depois coloque o link no blog.

No mais vou esperar que meu dinheiro recupere todo e os sinais sejam positivos pra voltar a aplicar no fundo de ações.
E esperar até o fim do ano pra ver como as coisas ficam.
Qualquer coisa eu conto a vcs. Mas pra vcs terem idéia do meu susto. Cheguei a perder 1.000 reais. Mas recuperei e hoje faltam cerca de 300 reais pra voltar ao meu dinheiro todo.

Aguardem novidades
|

1 Comments:

  • At 10:00 PM, Blogger Kally said…

    Você ainda usa isso aqui??
    Criei esse treco depois que enviei uma foto pelo celular - que direciona a esse blog - mas nunca me atreví a usá-lo...hauhuahua...
    Where are you now??

    Kisses!

     

Postar um comentário

<< Home